Sandra Delgado

Artista Visual

Sandra Delgado (Salvador, Bahia, Brasil – 1976) é artista visual, trabalha com fotografia, gravura, vídeo e instalação. Atualmente vive entre as cidades de Los Angeles e Rio de Janeiro.

Em 2016, fez parte da Escuela FLORA, programa de estudos focado na prática de atelier desenvolvido pela FLORA ars+natura, um espaço de arte contemporânea, dirigido pelo curador José Roca, voltado para as relações entre arte e natureza, que fica em Bogotá, na Colombia.

Formou-se em Comunicação Social e Jornalismo na Ufba em 1998, fez pós-graduação em "Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais” na Ucam-RJ em 2001 e desde 2011, desenvolve pesquisa autoral na EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Inicia sua formação como assistente do fotógrafo MARIO CRAVO NETO, com quem trabalha de 1999 à 2001, em Salvador, na Bahia. Muda-se para o Rio de Janeiro e trabalha como fotógrafa e editora de fotografia do Portal Viva Favela, projeto de jornalismo comunitário da Ong Viva Rio de 2002 à 2006, onde realiza uma série de publicações, exposições (FotoRio 2003, FotoRio 2005) e intervenções urbanas nas comunidades cariocas: Rocinha, Complexo do Alemão, Maré e Queimados, em 2006, junto ao coletivo VIVA FAVELA.

A PASSAGEM DO TEMPO, A PERMANÊNCIA NA ARTE E AS SIMETRIAS DA NATUREZA são os principais temas de interesse da fotógrafa desde da realização do projeto VOZES DO TEMPO (2003), uma instalação fotográfica feita para um espetáculo de dança homônimo. Essa pesquisa autoral se intensificou nos últimos anos, através do acompanhamento da artista Iole de Freitas, nas aulas de “Análise e inserção da produção contemporânea” na EAV; onde desenvolveu os trabalhos:

ÁRVORE (2011), ensaio fotográfico que funde dois tempos, o passado com as fotos de album de família com o presente, com fotos da própria fotógrafa, para falar da memória.

FILME VENCIDO (2012), ensaio fotográfico que utiliza filmes fora da validade para falar sobre a passagem do tempo no cotidiano, através da sobreposição entre o que é fotografado com a película deteriorada.

ESTADOS DA NATUREZA (2013) estão as sequências fotográficas em foco com padrões de repetição da natureza que representam tudo que já sabemos, o ruído do passado.

PEDRA MATRIZ (2013), um video sobre uma memória de infância é projetado na superfície rugosa de uma pedra de demolição. A fugacidade da infância encontra a permanência da pedra.

REGISTRO FÓSSIL (2014-2015), projeto mais recente, que nasce do desejo de emulsionar a superfície de uma pedra com uma imagem fotógrafica e acaba descobrindo na Litografia – gravação em pedra - a linguagem para falar sobre as evidências do passado que se eternizam formando fósseis. Este projeto está sendo desenvolvido na Oficina de Litografia na EAV, sob orientação de Tina Velho. Projeto de pesquisa em multilinguagens que reúne fotografias, litografias e projeções em pedras litográficas.

Como documentarista, o seu foco é a permanência da arte do artista no tempo, na medida em que registra processos criativos de mestres do teatro brasileiro, com o objetivo de transmitir pensamentos e ações destes grandes artistas. Entre 2008 e 2010, realizou as filmagens para a série documental TERCEIRO SINAL, composta por quatro episódios, apresentando os diretores: Aderbal Freire-Filho, José Celso Martinez Corrêa, Amir Haddad e Domingos Oliveira. A série estreou em novembro de 2015, no canal GNT.

FILMES

2015

• TERCEIRO SINAL - série televisiva em quatro episódios com Aderbal Freire-Filho, José Celso Martinez Corrêa, Domingos Oliveira e Amir Haddad. Em exibição no canal GNT.

http://globosatplay.globo.com/gnt/terceiro-sinal/

2011

• MARILENA ANSALDI NO CAMARIM - curta sobre a bailarina e coreógrafa paulista de 80 anos, precursora da dança-teatro no Brasil.

https://vimeo.com/73017081

2008

• ALÉM HAMLET - filme documentário sobre o processo de criação do espetáculo Hamlet, exibido pelo Canal Multishow.

PUBLICAÇÕES

2012 . Viva favela Ten years of Photojournalism, Visual Inclusion, and Human Rights in Brazil, de Peter Lucas.

2008 . Viva Favela. Editora Olhares. http://editoraolhares.tanlup.com/product/164917/viva-favela

2007 . Fotografias e curadoria das imagens no livro Notícias da Favela, de Cristiane Ramalho. Editora Aeroplano: Rio de Janeiro
http://aeroplanoeditora.com.br/tramas-urbanas/colecao-tramas-urbanas-noticias-da-favela-de-cristiane-ramalho/

2006 . Website dedicado à produção do Viva Favela. 
http://www.fotofavela.com.br

2005 . Atas do 1o Encontro de Inclusão Visual – FOTORIO 2003 - Rio de Janeiro.

2005 . Brasil, Vai com Deus - Revista canadense de arte e fotografia La Rampa, volume 2. http://issuu.com/hundredsandthousands/docs/larampabrasil

2004 . Fotografias no livro A memória das favelas. Comunicações do ISER/59 editoras: Regina Novaes, Marilena Cunha e Chris Vital.

2003 . O Pirilampo que caiu do céu na maloca do povo Poripo – A trajetória do olhar de Claudia Andujar e a sua relação com os índios Yanomami - Monografia orientada pelo antropólogo e fotógrafo Milton Guran - UCAM-RJ.

2001 . Reportagem especial de capa: Violência contra a mulher no município do Conde – Bahia, publicada no jornal Província da Bahia.

2000 Fotografias como assistente de Mario Cravo Neto em Quietude da Terra, Vida Cotidiana, Arte Contemporânea e Projeto Axé, de France Morin. MAM-BA.

PRINCIPAIS CURSOS

2014
_2015

Litografia
Tina Velho
EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rio de Janeiro

2011_2014 


Análise e inserção da produção contemporânea
Iole de Freitas
EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rio de Janeiro

2007


O que é o documentário?
João Moreira Salles
Casa do Saber
Rio de Janeiro

2001


O Processo de Criação no Documentário
Geraldo Sarno, Eduardo Coutinho e Paulo Caldas
Vídeo Fundição
Rio de Janeiro

2001

Mídia e Direitos Humanos no Brasil
Peter Lucas – Ph.D. - The New School
ONG Viva Rio
Rio de Janeiro

Awards

2005

Prêmio de Distribuição de Fotografia Documental, Open Society Institute – Fundação George Soros (Coletivo de arte fotográfica Viva Favela)

2005

Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Comitê Brasileiro de Anistia (Menção honrosa pelo conjunto da obra do projeto Viva Favela)

2003

Concurso Nacional Veracidade, ProGAU – Rio de Janeiro (Prêmio com a fotografia “Piscinão de Ramos” – Um olhar sobre o meio ambiente urbano)

Exhibitions

2008

solo, Mar de gente, Espaço Cultural Lunático - Rio de Janeiro, Brazil

2006

Coletiva Viva Favela, Moro na favela, uma Intervenção urbana, Comunidades do Rio de Janeiro - Cidade de Deus, Rocinha, Maré, Alemão e Queimados – Rio de Janeiro

2005

Coletivo Viva Favela, Rio de Olhos Abertos, FOTORIO – Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro, Brazil

2005

Coletivo Viva Favela, Eco Favela, SESC Flamengo - Rio de Janeiro, Brazil

2005

Coletivo Viva Favela, Por dentro da favela, SESC Rio Madureira - Rio de Janeiro, Brazil

2004

solo, Vozes do Tempo, Sesc Tijuca e Sesc Copacabana - Rio de Janeiro, Brazil

2003

Coletivo Viva Favela, Por dentro da favela, FOTORIO – Centro Cultural Light - Rio de Janeiro, Brazil

2003

Coletiva, Veracidade – Um olhar sobre o meio ambiente urbano, Parque da Cidade - Rio de Janeiro, Brazil

2002

Coletiva, Mulher Brasileira – Projeto Sexta-feira livre, Ateliê da Imagem - Rio

1999

solo, O Feminino, a Dança e o Ventre, Espaço Mahatma Gandhi - Salvador, Brazil

1998

solo, Palco da Imagem (fotografias da peça Equus), ACBEU - Salvador, Brazil

1997

Coletiva, Infância Esquecida (sobre o trabalho escravo infantil), Liceu de Artes e Ofícios - Salvador, Brazil

Specialties

Fotografia Artes Visuais e Documentários (Photography Visual Arts and documentary films)